Colocando a leitura em dia

Por mais que falem que a verdadeira gastronomia se aprende na prática, ao observar, uma boa leitura nunca faz mal a ninguém. Inspire-se com a ajuda dos livros de gastronomia mais bacanas!

Uma cozinha e seu respectivo chef não estão completos sem alguns itens muito importantes. Livros de culinária são alguns deles. Por mais que falem que a verdadeira gastronomia se aprende na prática, ao observar, uma boa leitura nunca faz mal a ninguém.

1

Entre uma receita e outra, mil ideias surgem e a vontade de testá-las é instantânea. Poder dar o seu próprio toque especial a alguma receita é mais especial ainda, como diz Marcelo:
“Os livros de culinária não precisam ser seguidos à risca, mas são uma ótima fonte de inspiração, guardam dicas de chefs importantíssimos e podem nos ajudar a harmonizar muitos ingredientes. Brinque de testar algumas receitas e tente dar o seu próprio toque no final, deixando o prato muito mais exclusivo e divertido de ser feito”.
Quando se trata desse assunto, as opções de livros já escritos ao longo dos anos é infinita. Livros antigos, livros formais, culinária vegana, culinária moderna e por aí vai. Saímos então em busca daqueles que consideramos mais bacanas e que têm mais a ver com o nosso estilo de gastronomia, para trazer a você ótimas sugestões.
Chegamos a 3 finalistas, que merecem pelo menos uma folheada.
O primeiro, “Tout Robuchon” é o mais clássico da nossa lista. Com autoria de Joel Robuchon, um dos principais chefs de cozinha do mundo, o livro tornou-se um ícone para a gastronomia. Lá são especificadas técnicas e receitas para paladares aguçados, que deram ao chef o título de “dententor do maior número de estrelas Michelin no mundo”.

2

“Cocina al Vacío” entra na nossa lista por ser um dos livros mais incríveis sobre a cozinha prática, sem perder nunca o sabor, tendo o mesmo objetivo dos nossos produtos. Joan Roca dá uma verdadeira aula sobre a técnica “sous-vide”, ou cozinha à vácuo. Muito utilizada atualmente, esse tipo de gastronomia adapta-se bem aos dias corridos e virou tendência nas grandes metrópoles.

 

3

 

Já o “Kitchen Confidential”, nosso predileto, é o mais ousado e cool de todos. O livro, escrito pelo chef Anthony Bourdain, relata os bastidores da culinária com todos os altos e baixos de uma cozinha. O livro traz, sem censura, experiências ao longo dos anos vividas pelo próprio chef, causando amor e ódio simult?neos pela gastronomia, mas sem nunca passar despercebido.

4

Inspirações não faltam. Aproveite o fim de semana para conhecer ainda mais sobre a história da gastronomia ou apenas para inovar na hora de cozinhar.
Boa leitura!


Comente