Um fondue prático, mas muito inovador.

O que já era bom vai ficar ainda melhor, saiba como preparar! Existem muitas receitas diferentes, mas vamos ensinar a nossa predileta.

Para se despedir do inverno de 2015 sugerimos uma refeição típica para os dias mais frios, que dá saudade o ano inteiro: o famoso Fondue. Originalmente da Suiça, o fondue é o queridinho de muitos ao redor do mundo. Muito prático e fácil de ser preparado, é uma mão na roda pra jantares rom?nticos, ou até para reunir um grupo de amigos. Por ser preparado “na mesa”, o cozinheiro não precisa pensar no menu completo, que requer planejamento e acompanhamentos previamente preparados.

“Esse prato, além de ser um dos meus prediletos pelo sabor, é ótimo para quem vai ser o “chef” da noite. Gosto porque não preciso me preocupar em cozinhar nada antes, ou ficar sozinho na cozinha enquanto os outros estão em casa, tudo é feito em conjunto, reunindo os amigos”.

Para os fondues de carne e de frango, é só pedir a pe?a de sua preferência já picada no supermercado, muito prático. Nessa opção, tudo o que você vai precisar é uma panela típica para fondue, também chamada de “rechaud”, óleo vegetal bem quente e palitinhos para espetar a carne e levá-la ao óleo.

Já os amantes do fondue de queijo têm duas opções, comprar a “mistura” para fondue pronta, ou prepará-lo em casa. Como somos perfeccionistas e, vocês já devem ter percebido, amamos cozinhar, vamos sugerir o fondue de queijo feito em casa. Ao contrário do que muitos pensam, ele é prático e seu preparo é muito rápido.

mrg4

Existem muitas receitas diferentes, mas vamos ensinar a nossa predileta. Acenda a “lamparina” do equipamento de fondue e esfregue?dois dentes de alho no fundo e nas laterais internas da panela específica. Coloque a mesma quantidade de queijos Gruyère e Emmental, uma ta?a de vinho branco e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme liso.?Muitos gostam de usar, além do vinho, a bebida típica alem? “Kirsch”, mas nós prefirimos um sabor mais suave. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada à gosto. Para acompanhar, basta um pão italiano cortado em cubos pequenos. O melhor da história é que tudo isso pode ser preparado com o uso de apenas uma panela. Ufa!

Incrementando o fondue: E por que não adicionar os pestos da linha Marcelo Rosellini Gastronomia na jogada? Tanto o fondue de carne quanto o de queijo vão muito bem. Ao invés de usar os molhos básicos, já conhecidos por todos, como o rosé ou mostarda Dijon, inove e adicione qualquer uma de nossas opções no lugar. Sugerimos o pesto de tomate seco ou o pesto de azeitonas para o fondue de queijo. Já o de carne vai bem com as opções: agrião, pistache com manjericão ou rúcula.
mrg3

Agora que já curtimos o friozinho, que venha a primavera!


Comente